erasmus.png

Agrupamento de Escolas da Ericeira

O Agrupamento de Escolas da Ericeira fica situado no concelho de Mafra, na orla ocidental do país e integrado na periferia da área metropolitana de Lisboa. Confronta-se com os concelhos de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Loures e Sintra.

Tendo-se constituído em agrupamento no ano letivo de 1999/2000, cada um dos estabelecimentos que o integra mantém a sua identidade e denominação próprias, recebendo o agrupamento uma designação que o identifica.

O Agrupamento é constituído por dez estabelecimentos de ensino, nomeadamente 5 Jardins de Infância, 4 Centros Escolares e a escola sede, Escola Básica e Secundária António Bento Franco.


Tem na sua zona de influência pedagógica as freguesias de Carvoeira, Encarnação, Ericeira e Santo Isidoro. A escola sede – Escola Básica e Secundária António Bento Franco - situa-se na localidade da Ericeira.

Estas freguesias, na sua maioria, tinham tradicionalmente características rurais, porém, a freguesia da Ericeira vive, essencialmente, da atividade turística. A chegada de novas famílias vindas da área metropolitana de Lisboa e um número considerável de famílias estrangeiras (mercê da qualificação atribuída à Ericeira como Reserva Mundial de Surf) fez emergir um modo de vida mais urbano e cosmopolita que altera profundamente o estilo de vida desta região turística. Muitas destas famílias buscam no Agrupamento de Escolas respostas educativas para os seus filhos e identificam, neste, parâmetros de segurança e qualidade de ensino que os leva a esta opção.

Estamos perante uma sociedade em mutação que transporta consigo alterações no perfil das crianças e jovens. À escola confluem diferentes experiências e hábitos que se procuram integrar a novas solicitações que exigem outras respostas pedagógicas.