Towards The Inclusive Classroom: Best Practice
Começou no dia 29 a nossa aventura , em Atenas, rumo à cidade costeira de Kalamata, na Grécia.
Os dois primeiros dias, na capital que viu nascer Athena, a deusa grega da sabedoria e das artes, foram repletos de maravilhamento e encanto, com tanto conhecimento e cultura ancestral à nossa volta.
Esta cidade respira cultura milenar impossível de evitar pelos olhos dos menos atentos.
Os primeiros dias foram inesquecíveis.
A nossa formação, na cidade do Peloponeso no sul da Grécia, Kalamata, teve início no dia 1 de Abril com um grupo de colegas gregos, formadores da instituição Areadne, situada na mesma cidade.
Tivemos a sorte e o prazer de conhecer os métodos pedagógicos dos nossos colegas gregos, aprender novas visões e partilhar as nossas, pensar e sentir a escola inclusiva, tema base da nossa formação de 7 dias.
Foram dias repletos de outras formas de abordagem, porém não tão diferentes das nossas, já implementadas no nosso Agrupamento.
O contacto com colegas gregos nas visitas a escolas de Kalamata , os passeios pela área histórica da cidade e por áreas circundantes que lembram façanha dos guerreiros espartanos ( estávamos a 25 km de Esparta), as cidades subterrâneas e ainda muito por descobrir , em conjunto com a simpatia e profissionalismo destes nossos colegas gregos deixaram-nos rendidas a uma aventura que dificilmente será esquecida.
Violante Grilo - professora de português e espanhol - 3º Ciclo
Helena Abreu - professora de matemática e ciências naturais - 2º Ciclo
Helena Quaresma - professora do 1º Ciclo