Happy School - Positive Education for well-being and life-skills development
A diversidade da nossa formação académica e profissional aproximou-nos e enriqueceu-nos pessoal, social e profissionalmente, na medida em que entendíamos os temas e os desafios à luz de perspetivas mais variadas mas consonantes. Todo o processo partilhado entre uma educadora de infância, uma professora de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo do ensino básico, uma professora de Português do 3º ciclo e uma psicóloga educacional decorreu numa boa sintonia, aproveitando sugestões e experiências entre si para levar a cabo as tarefas que nos iam apresentando.
Por ter sido o grupo pioneiro e a viagem ter coincidido com a passagem do furacão Leslie, com alterações nos voos e horários diferentes de chegada à Academia Europass, obrigou-nos a suplantar obstáculos inesperados e seguir sempre em frente. Designámos o nosso «diário de viagem» como o «Diário de quatro aventureiras algures na Europa (rumo a Florença)». Fomos, assim, registando as vivências e aprendizagens mais significativas.
Do programa constaram: as saudações em «quebra-gelo», jogo de expectativas, a introdução do curso, a apresentação dos participantes e de cada país, a observação crítica do estudo de casos de escolas do E.U.A. com projetos baseados na aprendizagem.
Na sequência, passou-se ao desenvolvimento dos temas: conceitos de psicologia positiva da educação, sobretudo, empatia, comunicação, autenticidade, motivação intrínseca e extrínseca, pedagogia de projeto fundamentado em motivações intrínsecas, técnica de «mindfulness», competências-chave, avaliação e técnicas de autoavaliação docente. Delineámos e apresentámos individualmente trabalhos de projeto construtores da aprendizagem tendo em conta o desenvolvimento pessoal e o currículo escolar; elaborámos e partilhámos outros em grupo, houve o «feed-back» dos restantes grupos e da formadora. Concluiu-se com o aprofundamento dos temas aceitação «versus» «bullying».
Além das atividades no interior da Academia, aproveitámos a oportunidade para participar em três «tours» ao longo da semana: dois passeios culturais em Florença e uma excursão à Toscânia. Conhecemos e demo-nos a conhecer, interagimos com facilidade progressiva sobretudo em inglês, língua que algumas de nós não dominavam suficientemente, mas as circunstâncias e a motivação fizeram suplantar essa suposta dificuldade e todas aprofundámos o domínio linguístico verbal e não verbal (cultural) noutras línguas em prol do desenvolvimento de competências sociais e profissionais pertinentes para aplicar na nossa escola e na nossa vida. Objetivos superados!
Conceição Jorge, professora de Português, 3º ciclo
Lurdes Figueira, professora de C.N e Matemática, 2 º ciclo
Marta Ribeiro, psicóloga do Agrupamento
Rosália Batalha, Educadora de Infância